domingo, 29 de janeiro de 2012


OS FALSOS PASTORES




JOÃO 10;1-15:
NA verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. 10:1
     Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 10:2
     A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. 10:3
     E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 10:4
     Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 10:5
     Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. 10:6
     Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. 10:7
     Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. 10:8
     Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. 10:9
     O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. 10:10
     Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 10:11
     Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. 10:12
     Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. 10:13
     Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. 10:14
     Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. 10:15
     Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor



O verdadeiro Pastor, que morreu, ressuscitou e voltará. Neste capítulo 10 do evangelho de João, Jesus é o legítimo pastor, que entra pela porta do aprisco. 

Os fariseus, que resistem a ele, são chamados de ladrões e salteadores. Seu intento é manter o rebanho preso e explorá-lo para benefício próprio. Quando alguém decide seguir a Jesus, como fez o cego depois de curado, esse é expulso e perseguido pelos falsos pastores. 

Ao contrário do Pastor verdadeiro, que vai à frente das ovelhas e é espontaneamente seguido por elas, os falsos pastores tocam suas ovelhas, como se costuma fazer com o gado. Eles as sobrecarregam com fardos de regras que eles próprios não seriam capazes de levar. 

Suas ovelhas não os seguem pela gratidão de terem sido salvas e libertas de seus pecados, mas pelo medo de serem castigadas, como acontecia com os pais do cego que foi curado. Não são pessoas atraídas pela voz do verdadeiro Pastor, mas aprisionadas pelo terror das ameaças feitas pelos falsos guias.

Uma ovelha de Jesus sabe que o seu Pastor não a levará por um caminho que ele próprio já não tenha percorrido. Sua sensação não é de aprisionamento, mas de liberdade. Afinal, Jesus promete: "se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens... eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância"

Uma ovelha de Jesus não se torna ovelha por segui-lo. Ela o segue por ser ovelha, uma natureza que recebeu ao nascer de novo. Deus dá a ela a capacidade de discernir a voz do verdadeiro Pastor e fugir do falso. As ovelhas de Jesus "o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas, de modo nenhum, seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos".

A diferença entre Jesus e os falsos pastores, é que Jesus, sendo rico, se fez pobre por amor de suas ovelhas. Ele deu tudo por elas, inclusive a própria vida, sem pedir nada em troca. Os falsos pastores, por sua vez, sendo pobres, querem ficar ricos às custas das ovelhas. Por isso, neste capítulo, são chamados de mercenários.

O dicionário define mercenário como alguém que faz as coisas interessado apenas no dinheiro. No capítulo 3 de 2 Timóteo encontramos a condição da cristandade nos últimos dias, isto é, hoje. Ali vemos homens amantes de si mesmos e avarentos, fazendo o papel de Janes e Jambres, os magos de Faraó que imitavam os milagres que Deus fazia através de Moisés. Avarento significa obcecado por dinheiro.

Devemos sempre conferir na origem, as credenciais de quem vem pregar em nossas igrejas.

fonte:
fonte: 

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Campanha Projeto de Vida da igreja Batista Hebrom é noticia em um dos principais site do Tocantins

A Tradicional Campanha Projeto de Vida, realizada pela Igreja Batista Hebrom, todo inicio de ano, foi noticia no site do Leal, um dos mais conceituados site de noticias do Tocantins. Clique no link abaixo e confira a matéria na integra:
 http://www.lealjunior.com.br/index.php?pg=noticia&id=4376
A campanha "Projeto de Vida" cujo tema é " 2012, o ano da conquista", objetiva a multiplicação de bençãos na vida das pessoas em todos os setores, assim como está escrito em Mateus 14: 17-21, quando Jesus multiplicou pães, peixes e alimentou a multidão.

O começo foi dia 01 e vai até 12 de janeiro, quando acontecerá o encerramento cujo tema será - "Gerando Conquista pelo mover do Espírito Santo" a ser ministrado pelo Pr. Marcelo Borges, dirigente da Igreja. Borges, em conversa com o Site do Leal adiantou que todos os anos a campanha é realizada, sendo que o propósito maior é colocar sonhos, projetos na presença de DEUS e pedindo as suas bençãos. A programação é aberta a todos aqueles que queiram participar.